AÇÕES EDUCATIVAS

Além de realizar visitas guiadas às exposições, o Museu da Energia de Itu oferece ações educativas. Estas atividades também necessitam de agendamento.

Agende sua visita pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br

Confira, abaixo, as oito ações educativas ofertadas:

O que é Museu?

Público Alvo: Ensino Infantil e Ensino Fundamental I

Com objetos cotidianos como pulseiras, lápis, gibis e chaveiros, a ação educativa explica o que é museu, convidando o visitante a fazer a curadoria de objetos para uma exposição.

Operação: Sala da Vovó

Público Alvo: Ensino Infantil e Ensino Fundamental I

Observando duas salas expositivas do Museu da Energia ambientadas em épocas distintas e contextualizando a transformação das salas junto às maquetes da exposição "História, Energia e Cotidiano", os visitantes são convidados a refletirem sobre a grande mudança do cômodo da casa "Sala da Vovó" e a recriarem, por meio de colagens, a sua sala dos sonhos.

Objetos que Contam Histórias

Público Alvo: Ensino Infantil; Fundamental I e II; Médio; Superior

Geralmente, os Museus criam barreira físicas e visuais para que o visitante não toque nos objetos do acervo. Esta ação tem o objetivo de colocar o visitante em contato direto com os objetos para, a partir desta relação sensorial, compreender a história de cada uma destas peças.

A minha e a sua Identidade

Público Alvo: Ensino Fundamental I e II; Ensino Médio; Ensino Superior

Partindo do pressuposto de que vivemos em sociedade e que temos interesses distintos, o objetivo desta ação é, por meio de conjuntos de cards, reconhecer a identidade cultural de cada indivíduo e como a multiplicidade de interesses afetam nossas relações sociais.

Os Lugares se Comunicam

Público Alvo: Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Ensino Superior

Cada pessoa possui uma memória sobre determinado lugar e cada lugar comunica algo através de suas características. A partir de um jogo de cartas, o visitante é levado a reconhecer estes lugares e à refletir sobre os "pré-conceitos" que concebemos ao olhar um determinado espaço. 

Do Atelier à Photografia

Público Alvo: Ensino Fundamental II; Ensino Médio e Ensino Superior

No início do século XX, o sobrado que abriga o Museu da Energia deu espaço ao "Atelier Photográfico" do alemão Frederico Egner. A partir de suportes de fotografia usados no passado, a ação educativa faz uma reflexão sobre a importância do ato de fotografar.

Construindo a Memória do Sobrado

Público Alvo: Ensino Médio e Ensino Superior

Compreender a história de determinado lugar ou pessoa é um exercício muito interessante, em que o historiador lança mão de diferentes fontes como documentos, fotografias, história oral etc. A ação educativa possibilita ao visitante ser historiador por um dia, interpretando os documentos que foram usados para compreender a história do sobrado que abriga o Museu da Energia. 

Cotidiano do Século XIX*

Público Alvo: Ensino Médio e Ensino Superior

No jardim do Museu da Energia, existe um sítio arqueológico. Mais de 3.000 vestígios foram encontrados durante as escavações. A ação educativa possibilita ao visitante compreender o trabalho do arqueólogo e realizar uma das etapas de uma expedição arqueológica: a catalogação dos vestígios encontrados no jardim.

* A Ação Educativa Cotidiano do Século XIX possui um custo adicional de R$1,00 por visitante, e só é realizada para grupos acima de 20 pessoas. 

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web