Glossário: os profissionais do NDP

Arquivista

O arquivista é o profissional formado em Arquivologia. Atua sendo responsável pela gestão, preservação e restauração de documentos, fotos, filmes, textos históricos, entre outros registros, seja de coleções de museus, empresas ou particulares. Para entender as necessidades das instituições públicas ou privadas, o arquivista se faz multidisciplinar: precisa de desenvoltura e boa comunicação para atuar junto a diferentes áreas, a fim de desenvolver projetos específicos e objetivos para a organização dos arquivos nessas instituições. O arquivista auxilia, por exemplo, na recuperação rápida e assertiva de informações que serão usadas em tomadas de decisões, como também orienta na utilização de dados corretos e na transmissão segura de informações. 

Bibliotecário

O bibliotecário promove a interface entre usuários e a informação, apoiando as atividades de pesquisa. Para isso, executa tarefas relacionadas à seleção, aquisição e registro de acervos, bem como na disseminação da informação. Após a aquisição de materiais em uma biblioteca, também executa a análise temática dos mesmos, classificando os itens de acordo com normas bibliográficas e aplicando classificações, e mantendo os catálogos e cadastros sempre atualizados. Também acompanha o atendimento de consultas e orienta usuários quanto aos recursos de informação da biblioteca e do sistema, bem como no uso de equipamentos. Também é papel do bibliotecário executar o acesso a bancos de dados para buscas e levantamentos bibliográficos, em nível local e à distância.

Conservador e Restaurador de Acervos Históricos

O conservador e restaurador atua realizando procedimentos que prolongam a vida de documentos, para que outras gerações possam ter acesso e pesquisar os mesmos. A área de Conservação de Patrimônio abrange uma larga gama de materiais: obras pictóricas, tecidos, madeira, obras de arquitetura etc. Na área de documentação histórica, por exemplo, existe a necessidade de haver um profissional com formação e prática na área de conservação, preservação e restauro para que sejam respeitados e realizados os procedimentos corretos de salvaguarda de acervos filmográficos, fotográficos e em suporte papel.

Geógrafo

Em um acervo histórico como o da Fundação Energia e Saneamento, faz parte do trabalho do geógrafo a restituição, em documentos, de dados importantes referentes a alterações na paisagem provocadas pelo homem, pela natureza ou por ambos. Neste caso, por exemplo, o geógrafo é o profissional responsável por fazer o diagnóstico e análise dos documentos do acervo aerofotogramétrico. Cabe a ele interpretar as fotografias aéreas, negativos, mosaicos, fotoíndices e plantas-chave presentes em um acervo.

Historiador

É o historiador que lida diretamente com a documentação em todo seu processo de organização. Está presente em todas as etapas, efetuando desde atividades de conservação e catalogação, até da difusão dos documentos, podendo transformar as informações contidas neles em publicações e exposições. O profissional graduado em História tem um olhar crítico sobre o documento, interpretado como fonte histórica, o que influencia diretamente na forma como ele é descrito nas ferramentas de pesquisa utilizadas pelos pesquisadores que acessam um acervo como o da Fundação Energia e Saneamento.

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