Museu da Energia de Portas Abertas oferece programação 100% virtual

Como forma de seguir com uma programação online para todos os públicos, e de apoiar o trabalho dos artistas locais neste período da pandemia da COVID-19, o Museu da Energia promove mais uma edição do "Museu da Energia de Portas Abertas". Versão 100% digital!

Neste ano, as atividades acontecem exclusivamene nas redes sociais do Museu da Energia, e serão divididas em três períodos - outubro, entre 12 e 16/10, novembro e dezembro (datas em definição). 

A programação conta com a participação de artistas de São Paulo, Itu e Salesópolis - polos onde os museus estão instalados -, que foram contratados pelas unidades, justamente para ajudá-los no enfrentamento dos cancelamentos generalizados de eventos presenciais, que afetou bruscamente a comunidade cultural. 

O "Museu da Energia de Portas Abertas" acontece desde 2014, com atividades presenciais na unidade Museu da Energia de São Paulo, e em 2020 foi idealizado para atender o formato online, com a participação de todos os polos, Museu da Energia de Itu e Museu da Energia de Salesópolis. O projeto tem como objetivo celebrar as ações realizadas durante o ano com atividades culturais gratuitas para os visitantes, a comunidade do entorno e as instituições parceiras.

Participe! CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA com início em outrubro - 12 a 16/10:

12/10 - 15h30 no YouTube Museu da Energia

Exibição de Teatro Infantil Online - "Thomas e as mil e uma invenções"

Detalhes da atração: O musical infantil conta a história de Thomas Edison da Silva, um menino que tem o mesmo nome do ilustre inventor Thomas Edison - o homem que ajudou a trazer a "Era do Vapor" para a "Era da Eletricidade". Como não é fácil ser xará de um gênio, Thominhas é desafiado a presentear a menina mais bonita do seu bairro com um invento eletrizante capaz de deixar as pessoas mais felizes. Será mesmo possível?

Depois de muitas tentativas que se tornam fiascos, o menino recebe a visita imaginária do próprio Sr. Thomas Edison! Através de um curta metragem, o  mágico inventor nos convida a voltar no tempo para conhecer a sua trajetória, ampliando os horizontes do jovem protagonista e de todo o público!

Realização do espetáculo - Marcatto Produções Artísticas e Pagu Produções Culturais

13/10 - 15h30  no YouTube Museu da Energia

Bastidores do Museu -  Afinal, como funciona o Museu da Energia?

Detalhes da atração: Vídeo de making of das atividades realizadas cotidianamente no Museu da Energia de São Paulo, para mantê-lo em funcionamento, como por exemplo, acender as lâmpadas, ligar os equipamentos do educativo, conferir se os experimentos estão funcionando e cuidados com a horta comunitária.

14/10 - 16h30  no YouTube Museu da Energia

Horta de Portas Abertas -  Vamos falar sobre importância das hortas urbanas?

Detalhes da atração: Atividade de reconhecimento das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e outras espécies disponíveis na horta comunitáriado Museu.

Participação em vídeo de Tatiana Lobão, cozinheira vegana e ativista alimentar que é integrante dos coletivos @sopaodasmanas e @marmiteriossolidarios, que promovem a distribuição de  alimentos, escuta e apoio durante e pós pandemia. Tatiana participa ativamente horta comunitária do Museu da Energia deSão Paulo e vai falar sobre a importância das hortas urbanas, além de preparar receitas com PANCs.

15/10 - 16h30  no YouTube Museu da Energia

Homenagem ao Dia do Professor -  Professores, quais são as memórias da vida docente que se conectam com a história do museu?

Detalhes da atração: Vídeo especial com a participação de professores parceiros do Museu da Energia de São Paulo.

16/10 - 14h30 AO VIVO no YouTube Museu da Energia

Oficina de Percussão com Girlei Miranda, Fundadora, Cantora e Professora do Ilú Obá De Min.

Detalhes da atração: A oficina tem como objetivo a apresentação de alguns instrumentos do universo da percussão, trabalhando a coordenação motora, improviso e memorização através de exercícios rítmicos, cantigas e poesias. A oficina abordará coordenação rítmica e motora, utilizando baquetas e exercícios com as mãos para a introdução dos ritmos afro-brasileiros como: samba-afro, ijexá, samba, jongo e maracatu.

Girlei Miranda -  Desde cedo, os tambores sempre foram a paixão da artista paulistana Girlei Luiza Miranda. Percussionista, compositora e cantora popular, Girlei, também conhecida como Gigi, dedicou a maior parte da sua vida à arte. Uma das fundadoras do bloco afro Ilú Obá De Min, nascida na Zona Norte da cidade de São Paulo, Girlei Luiza Maria também é percussionista da Grande Companhia de Mysterios e Novidades do Rio de Janeiro. Sua dedicação à música a levou a mostrar seu trabalho em países como Hungria, Eslovênia, Itália, Alemanha e Áustria. No Ilú Obá De Min, a cantora e compositora ministra aulas de percussão, faz parte do naipe das cantoras, colabora nos arranjos e compôs várias músicas relacionadas aos temas de carnaval do Bloco Afro ilú Obá De Min. 

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web