Boletim - Junho 2012

Fundação Energia e Saneamento

 

Destaque


Fundação Energia e Saneamento traz programação especial para as férias


Exposições, festival, jogos e brincadeiras estão entre as atividades programadas

Na Fundação Energia e Saneamento o segundo semestre de 2012 chega repleto de atividades, para que pais e filhos aproveitem as férias escolares. Já no dia 28 de junho, a Instituição abrirá a exposição "Salto Grande: histórias no Paranapanema". A mostra, que conta um pouco da história do desenvolvimento da cidade de Salto Grande, inaugurará um novo espaço no município, o Centro Cultural Dr. João de Souza. O projeto foi realizado com o apoio do Ministério da Cultura, da prefeitura de Salto Grande e patrocínio da Duke Energy.

Para comemorar os 80 anos da Revolução de 1932, o Museu da Energia de São Paulo abrigará, em julho, com apoio da Emae, Gás Brasiliano e Ministério da Cultura, através de Lei Rouanet, uma exposição de imagens  e textos que narram os principais acontecimentos da famosa batalha constitucionalista.

Além disso, as cinco unidades da Rede Museu da Energia, nas cidades de Rio Claro, Salesópolis, Jundiaí, Itu e São Paulo, durante todo o mês, terão programação especial para o público visitante. Entre as atividades desenvolvidas, o destaque será a exibição de cerca de 50 filmes que integraram o Festival do Minuto em 2011. 

Museu da Energia de São Paulo comemora sete anos
Data foi celebrada com programação especial para os visitantes

O casarão onde está instalado o Museu da Energia de São Paulo já abrigou a família de Henrique Santos Dumont, irmão do famoso aviador Alberto Santos Dumont, e integrantes do Movimento Sem-Teto de São Paulo, e nos últimos sete anos vem contribuindo para a inclusão social, promovendo a democratização do acesso a cultura e educação. Por meio de exposições e ação educativa, o espaço aborda o tema energia sob as óticas patrimoniais, científicas e ambientais, despertar no público visitante o prazer e o hábito de lidar com essas temáticas.

Nesse período, o espaço ganhou visibilidade e conquistou reconhecimento do público - no primeiro semestre de 2012, o número de visitantes superou em 54% o registrado durante os seis primeiros meses de 2011.

 

 

Seja Parceiro

Junho começou muito bem, com a confirmação de eventos, incentivos, parcerias e patrocínios. Nesse momento, a Fundação Energia e Saneamento dedica-se a ampliar o espectro de atuação, intensificando a colaboração com instituições diversas e multiplicando o rol de apoiadores em todas as esferas de atividade.
Com a finalidade de divulgar o acervo da Fundação, tivemos outro projeto aprovado em ProAC - Programa de Incentivo a Cultura, que prevê aportes baseados em renúncia fiscal de ICMS. Trata-se de "As Transformações Urbanas na Capital Paulista no Início do Século XX", publicação com rica reprodução de fotos emblemáticas da antiga São Paulo.  

Além dessa boa notícia, comemoramos neste mês de junho o apoio de mais uma empresa de gás: a Gás Natural Fenosa, que usou do ProAC, o Plano Anual de Atividades da Rede Museu de Energia, para participar dos projetos da Fundação. Com esse apoio, todo o segmento, representado pelas três empresas que atuam no Estado de São Paulo, está conosco, incentivando as atividades de todos os museus ou desenvolvendo projetos próprios, como é o caso do premiado Memória do Gás, feito com a Comgás.

Com a Duke Energy, a Fundação prepara também o projeto expositivo que irá comemorar os 50 anos da Usina Jurumirim, em setembro.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no Museu da Energia de São Paulo, foi inaugurada a mostra patrocinada pela Sabesp, Guarapiranga, uma represa centenária.

A Fundação Energia e Saneamento fechou também uma parceria importante: fará, com o Instituto Trata Brasil, e apoio da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, o projeto Educação Ambiental para Saneamento, que será implantado nas escolas, inicialmente em quatro municípios paulistas, devendo se expandir para todo o Estado nos próximos anos.


Memória


O Sistema Rio Claro

O Rio Claro se situa a pouco menos de 100 quilômetros da cidade de São Paulo, e sua vazão foi medida pela primeira vez em 1906, pelo engenheiro e jornalista Euclides da Cunha. O volume estimado era de 200 mil metros cúbicos por dia. Leia mais

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens

 

Destaque na Imprensa


Ao longo do mês  de maio, foram publicadas diversas matérias sobre as atividades desenvolvidas pela Fundação Energia e Saneamento no período. Entre elas destacamos:



Estadão, 7 de maio de 2012


Revista São Paulo, 6 de maio de 2012


Guia da Folha, 4 de maio de 2012

Compartilhando Histórias


No dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu da Energia de São Paulo inaugurou a exposição, "Guarapiranga, uma represa centenária", que traz a história de um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo. Importante mencionar que, por trás dos textos e imagens que compõem a mostra, existe uma longa e minuciosa pesquisa desenvolvida, ao longo de 29 anos, pelo sociólogo Ricardo Araujo, iniciada nos anos 1980, quando ele começou a trabalhar na Sabesp e teve seu primeiro contato com a represa.

Desde então, o interesse de Ricardo pelo assunto só cresceu. Em 2006, ele lançou o livro "Mananciais - Região Metropolitana de São Paulo", onde faz um retrato das principais fontes hídricas da cidade. Esse conhecimento, acumulado em quase três décadas de atuação na Sabesp, permitiu ao sociólogo escrever os textos que integram a exposição da Guarapiranga. Além disso, ele ainda está trabalhando em uma nova publicação, onde contará a história da represa que, em 2009, completou 100 anos.



Nossos mantenedores:

Corpo Editorial: Fernando de Sousa Lima, Isabel Felix, Maiza Garcia, Mariana Rolim, Michele Carvalho e Raquel Lucat
Texto da seção "Memória": Catia Alves de Senne

Copyright © 2011 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Normas para publicação

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web