Boletim - Fevereiro 2019

DESTAQUE



O engenheiro Reolando Silveira na subestação da Usina Hidrelétrica Innertkirchen 1, na Suíça, em viagem técnica realizada em 1958

Fundação recebe doação de acervo do engenheiro Reolando Silveira

Para contar a história da formação do parque energético nacional, é possível recorrer a documentos e fotos produzidas ao longo das décadas pelas grandes empresas do setor. Mas existe um outro tipo de acervo, o de origem particular, acumulado por trabalhadores que atuam e atuaram na área energética, que também se apresenta como uma fonte importante aos pesquisadores, além de oferecer um novo olhar aos interessados no tema. Dos 42 fundos e coleções que compõem o acervo histórico da Fundação Energia e Saneamento, 16 resultam de arquivos pessoais. Entre estes, alguns constituem-se de doações de figuras de destaque do setor elétrico, como é o caso do engenheiro paulista Reolando Silveira.

Nascido na cidade de Viradouro em 1925 e formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1949, Silveira esteve envolvido em vários projetos que contribuíram para a expansão do parque energético paulista, entre eles a construção das usinas Barra Bonita, Bariri, Promissão e Ibitinga. Silveira também atuou e acompanhou o surgimento de algumas empresas do setor, com destaque para a formação da Companhia Energética de São Paulo - Cesp, em 1966, onde ocupou diferentes cargos. Aproximadamente 90% da eletricidade gerada no Estado tem origem nas usinas projetadas pela estatal, e que hoje são operadas por diferentes empresas.



Equipe trabalha na higienização da documentação recebida em doação dos familiares do engenheiro Reolando Silveira, falecido em 2015

Falecido em 2015 aos 90 anos, ainda em vida Silveira doou 10 metros lineares de documentação pessoal, entre relatórios, artigos, projetos e correspondências, além de fotografias de viagens técnicas, ao acervo da Fundação Energia e Saneamento. Agora, a instituição recebeu uma nova leva de arquivos - são 136 itens, entre negativos, fotografias e documentos cartográficos e textuais, doados pela família do engenheiro. Os materiais, que reúnem análises técnicas, políticas e de valor histórico sobre o setor hidrelétrico, atualmente passam por tratamento para integrarem o acervo e contribuírem para a compreensão de um importante recorte na história do desenvolvimento do setor e do Estado.

Pesquisadores interessados na documentação podem entrar em contato pelo
e-mail:
pesquisa@energiaesaneamento.org.br


 

ACERVO



Equipe trabalha na identificação e catalogação de
folhetos históricos da Sabesp

Fundação finaliza tratamento de material histórico da Sabesp

Após longo processo de triagem e higienização da coleção de folhetos do arquivo histórico da Sabesp, constituído por aproximadamente 3.400 itens, a equipe de profissionais da Fundação que atua no acervo histórico da companhia trabalha, agora, na finalização do projeto, com a catalogação e cadastramento dos itens em sistema, facilitando o acesso de pesquisadores ao acervo.

Os materiais, folhetos do setor de Comunicação da Sabesp, como avisos internos, campanhas e informes a clientes sobre obras e inaugurações em bairros e estações de tratamento, datam desde os anos 1970, quando a empresa de saneamento foi criada.

REDE MUSEU DA ENERGIA

Piquenique e Trilha Sensorial

Como forma de celebrar o aniversário de 181 anos da cidade de Salesópolis, na quinta-feira (28/2), o Museu da Energia oferecerá a atividade especial " Piquenique no Museu". No sábado, 2 de março, a ação se repete com uma atividade a mais, a "Trilha Sensorial". Saiba mais aqui.

Oficina de Máscaras e Tiaras

O Museu da Energia de Itu promove, nos dias 2, 3 e 4 de março, um bailinho de Carnaval para as crianças, ao som de marchinhas, oficina de máscaras e tiaras e pintura artística. Saiba mais aqui.

Camarim Folião e Oficina de Adereços

Nos dias 1, 2 e 5 de março, o Museu da Energia de São Paulo promove a atividade "Camarim Folião" e uma Oficina de Adereços. Haverá um espaço de criação de adereços e fantasias a partir de materiais recicláveis e pintura artística, com inspiração nos grafites do museu. No sábado, acontece uma matinê ao som de marchinhas. Saiba mais aqui.

 

NOTÍCIAS



Educadores surdos irão atuar nos museus em Itu, Salesópolis e São Paulo

Rede Museu da Energia abre vagas
para educadores surdos


A Rede Museu da Energia está com vagas abertas para educadores surdos em todas as suas unidades, nas cidades de Itu, Salesópolis e São Paulo. O objetivo é garantir o acesso de visitantes com deficiência auditiva nos museus. Detalhes sobre as vagas aqui.

A iniciativa foi viabilizada com aporte oriundo do projeto "Museu da Energia de São Paulo - Reestruturação, modernização e acessibilidade", premiado no Edital 01/2018 Modernização de Museus - Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram.



Exposições da Fundação ficam até o dia 25 de março na cidade de Santo Antônio da Alegria

Fundação inicia circuito de exposições
no interior de São Paulo


Na última terça-feira (19/2), na cidade de Santo Antônio da Alegria, aconteceu a abertura oficial do circuito de exposições itinerantes de 2019 da Fundação Energia e Saneamento pelo Estado de São Paulo, um projeto em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e a Associação Cultural Paulo Duarte. A ação tem por objetivo levar iniciativas culturais ao interior paulista.

As exposições "Água: Energia do Planeta Terra" e "Belle Époque na Garoa", produzidas pela Fundação, ficam na cidade de aproximadamente 6 mil habitantes até o dia 25 de março, na escola Cônego Macário de Almeida, e depois seguem para outros municípios da região. Informações pelo telefone 11 3224 1499.

Corpo Editorial:  Isabel Regina Felix e Mariana de Andrade Dias da Silva
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini, Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima

Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web